Nos seis primeiros meses deste ano a Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou 9.111 ações, sendo 7.870 inspeções, 759 ações educativas para o setor regulado (indústria, comércio e serviços) sujeitos ao controle de órgãos ou entidades fiscalizadoras). Também foram realizadas 159 análises de projetos, 63 atividades educativas para a população, entre outros serviços.
São resultados positivos este ano a ampliação das ações educativas ao setor regulado e à população em geral, aperfeiçoamento e harmonização dos roteiros de inspeção utilizados para padronização de fiscalizações, prioridade ao atendimento às denúncias e maior agilidade no atendimento às ordens de serviço.
A gerente da Gevisa, Larisse Portela, destaca algumas atribuições do órgão. “Com ordens de serviço, denúncias e blitz realizamos inspeções sanitárias em ambientes que comercializam produtos alimentícios, em espaços de saúde, de prestação de serviços, de hospedagem, de lazer e outras. Fazemos a emissão de licenças sanitárias ou declarações de dispensa, planejamento de ações de acordo com a análise situacional e dados epidemiológicos, elaboração de relatórios e laudos técnicos, entre outras atribuições”, diz.
Uma das ações de gestão foi a criação do Grupo de Gestão de Qualidade, o qual se reúne semanalmente para a construção de instrumentos que visam contribuir para a qualificação da ação regulatória, trabalhar o desenvolvimento de capacidades e competências do corpo técnico e gerencial do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária no tema “Gestão da Qualidade” e favorecer a organização das ações de vigilância sanitária, reforça Larisse.