Exclusivo Whashinton Bandeira avalia Seduckathon e revela metas para educação do Piauí

Um dos focos da pasta, Bandeira falou sobre a educação em Tempo integral, que está sendo ampliada para a maioria das cidades piauienses.

Secretário Whashinton Bonfim | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário de Educação do Piauí, Whashinton Bandeira, concedeu entrevista nesta quinta-feira (09) ao programa Agora Piauí, do grupo Meio. O chefe da pasta foi questionado sobre ações desempenhadas no início de gestão, bem como também sobre previsão e metas para a educação nos próximos anos. 

Sobre o Seduckathon, projeto desenvolvido recentemente pela Seduc, o secretário fez uma avaliação dos resultados obtidos pro meio do programa que propõe a experiência de intercâmbio para os alunos participantes. 

"A avaliação foi muito positiva de todo o processo, as fases e o resultado final. Nós tivemos 50 estudantes selecinados para irem aos Estados Unidos e a Coreia do Sul em setembro e outubro deste ano, mais 10 professores. Seriam 30 estudantes, mais 6 professores e o governador estendeu a todos os participantes. Eles desenvolveram projetos envolvendo programação, inteligência artifical, aplicando os conhecimentos que eles já estão tendo nas disciplinas de TI, Programação. Aplicaram em projetos para resolver problemas, desafios das próprias escolas. 

Um dos focos da pasta, Bandeira falou sobre a educação em Tempo integral, que está sendo ampliada para a maioria das cidades piauienses. De acordo com ele, somente em um ano, mais de 30 entregas de obras para adaptação de escolas já foram realizadas.

"Tivemos, desde o ano passado, 30 entregas de inaugurações, seja de reforma, ampliação, modernização, climatização de escolas para adequá-las ao modelo completo de uma escola de tempo integral. Estamos com mais de 180 obras em andamento e vamos fazer essas transformações estruturais em todas que estão sendo convertidas em tempo integral. 400 até 2026 e faremos até o final da gestão do governador Rafael Fonteles. Serão mais de R$1,5 bilhão de reais investidos. Isso é gradativo, temos também outras prioridades". 

Letramento digital

Questionado ainda sobre o letramento digital do Piauí, o secretário pontuou que essa está sendo uma das prioridades da sua gestão. "A transformação digital, que é uma prioridade, também está chegando nas escolas. Seja no pedagógico, seja através dos cursos técnicos que nós estamos implementando em programação, em marketing digital. 18 mil estudantes da nossa rede já estão fazendo esses cursos. Acabamos de implementar a disciplina de inteligência artificial para contemplar todos os estudantes. Estamos incentivando que os estudantes atualizem seus dados. Nosso papel é levar esse conhecimento aos nossos jovens".

Metas e preparação para o Enem

Tivemos em 2023 o maior resultado da Seduc no Enem. Tivemos mais de oito mil aprovados, cinco vezes mais notas 980 na redação. Batemos na trave das notas mil. Tivemos notas muito expressivas em matemática. Isso se deveu ao que fizemos ano passado, de fortalecer os nossos projetos. Nesse ano, nós compilamos todos os projetos do ano passado em um só programa. Esse ano nós teremos mais revisões presenciais, uma plataforma de estudos com novos recursos, mentoria, chat, tira dúvidas em tempo real. Temos um laboratório de redação. Vamos selecionais mais de 500 estudantes que tiverem destaque nas provas de redação para ter toda uma preparação específica com eles. Vamos avaliar mais os nossos estudantes com simulados Enem. Vamos fazer vários mini testes.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES