Na terça-feira (12/02), o juiz Carlos Hamilton Bezerra Lima, da 1ª Vara Criminal de Teresina, condenou a 25 anos e 6 meses de prisão Matheus Mendes da Silva, pelo crime de latrocínio - roubo seguido de morte. Matheus matou a tiros o idoso Severino Lima da Silva, no momento que ele estava sentado na calçada em frente a sua residência no bairro Bela Vista, na zona Sul de Teresina, em setembro de 2017.
Severino Lima é pai do juiz federal do Maranhão, José Valterson Lima. Segundo a polícia, o criminoso chegou junto com um adolescente abordando Severino que estava sentado na calçada com sua esposa. Ele anunciou o assalto e exigiu os pertences das vítimas. Severino que estava tocando flauta no momento se assustou com a abordagem e acabou recebendo um tiro fatal. Os criminosos fugiram sem roubar nada das vítimas.
Matheus foi condenado a 25 anos em regime fechado e pagamento de 44 dias de multa no valor de 1/3 do salário mínimo vigente à data dos fatos para cada dia multa. Ele irá cumprir pena na Penitenciária Irmão Guido.