Eric Batista Neves e Cleverson Vítor Santana Oliveira foram condenados a cumprir 25 anos e quatro meses de sentença. Lucas Sousa Santos cumprirá 29 anos, dois meses e 20 dias, por ser o mais velho. Os três foram presos e acusados após causarem a morte do jovem Bernardo Brasil Peres de, 18 anos, durante assalto no Distrito Federal.
A 2º Vara Criminal de Samambaia, no Distrito Federal, condenou os três criminosos de roubo e latrocínio contra Bernardo, e sua namorada que também estava presente no ocorrido, Anna Lívia. Além da prisão, os acusados pagarão uma multa diária que equivale a 1/30 do salário mínimo na época, por 23 dias, valor esse que equivale a R$ 929,20. Lucas pagará por 35 dias, o que representa o valor de R$ 1,414.
Os três irão cumprir a pena em regime inicialmente fechado e sem a possibilidade de responder em liberdade. Roberta Cordeiro de Melo Magalhães, juíza do caso, afirmou que a soltura dos detentos pudesse trazer insegurança a comunidade, podendo “potencializar a falsa noção de impunidade, e até serviria de incentivo para que os condenados tornassem a se envolver no mundo do crime”.
A juíza também confirmou em seu relato, que as provas que foram apresentadas confirmam que, segundo ela, “os acusados praticam os delitos que lhes são imputados”. “O motivo dos delitos se constitui pelo desejo de lucro fácil em detrimento do patrimônio alheio, restando a vida da vítima Bernardo, ceifada”, destacou ela em explicação.
Em nota, os advogados afirmaram que a “sentença não espelha o melhor do Direito, regras e doutrinas”, e que irão aplicar recursos de acordo com base no Código Penal e da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
O crime em questão ocorreu no dia 2 de setembro de 2022, por volta das 22h. Eric foi responsável pelo roubo e ataque, enquanto os outros dois davam cobertura e esperavam no carro de fuga. Após o ataque, Anna Lívia chegou a acionar o corpo de bombeiros para que o namorado fosse socorrido, Bernardo foi levado ao Hospital Regional de Taguatinga às pressas, mas infelizmente não resistiu.