Um dos suspeitos identificados em vídeo onde quatro homens aparecem agredindo e raptando a estudante Isabel Rodrigues Cruz, de 22 anos, era amigo da vítima. Desaparecida desde o último dia 12, ela foi encontrada morta com um tiro na cabeça, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. "Ele [suspeito] falava que a considerava como irmã", disse a irmã da jovem, Ana Paula Rodrigues da Cruz, de 28 anos.
Familiares e amigos deram adeus à Isabel durante sepultamento na tarde de quinta-feira (21), no Cemitério Parque de Anápolis. A jovem não teve velório devido ao avançado estado de decomposição em que seu corpo foi encontrado na noite de quarta-feira (20), às margens do Córrego Capivari. A identificação da vítima foi possível devido a uma tatuagem que ela tinha na perna.
Muito abatida após o enterro da irmã caçula, Ana Paula se revolta ao falar do jovem que se dizia amigo da irmã e foi identificado nas imagens. Ela conta que os dois chegaram a trabalhar juntos, mas ele teve pouco contato com a família da vítima.
"Graças a Deus eu nunca o vi. Mas todo mundo que teve o desprazer de vê-lo com a minha irmã achava ele estranho", relata.
O rapaz em questão, de idade entre 19 e 20 anos, tem passagem por tráfico de drogas. A Polícia Civil pediu à Justiça a prisão provisória e quebra de sigilo telefônico dele e de outro suspeito identificado nas imagens. Os dois estão foragidos e, para não atrapalhar as investigações, a polícia prefere que a identidade de ambos não seja divulgada.
Delegado responsável pelo caso, Manoel Vanderic trabalha com a suspeita de execução motivada por tráfico de drogas. "Foi uma emboscada, um crime premeditado?, afirmou.
Ana Paula confirma o envolvimento da irmã com entorpecentes, mas acredita que ela vinha deixando o vício de lado ultimamente. "Foi uma opção dela. Demos todo tipo de conselho e apoio. Infelizmente, ela teve essa fase ruim e acabou acontecendo isso. É triste pensar que esse não foi um fato isolado e que, por causa das drogas, muitas famílias já passaram e outras ainda vão passar pela dor que estamos sentindo agora", lamenta.
Apesar dos indícios de emboscada apontados pela investigação desde a
com vida. Agora, a irmã espera a punição dos culpados. "Foi um crime brutal, é muito covarde quatro homens contra uma mulher. Mas eu tenho muita convicção de que a justiça será feita", disse.
Vídeo
Imagens feitas por uma câmera de segurança mostram o exato momento em que a estudante é agredida e levada por quatro homens. O flagrante aconteceu na madrugada do último dia 12, em uma rua do bairro de Lourdes, em Anápolis.
No vídeo, Isabel estaciona a motocicleta em rua deserta e faz um sinal de luz. Minutos depois, os suspeitos chegam em um carro prata. Dois deles descem do veículo armados. Então, um dos homens arranca o capacete da jovem e, em seguida, agride a vítima na cabeça.
Isabel é levada para dentro do carro e um terceiro criminoso foge com a moto dela. Segundo a polícia, uma quarta pessoa, que não aparece na gravação, estava no veículo.
Amigos e familiares de Isabel também se mobilizaram para procurar a jovem. Eles fizeram uma campanha na internet e estão distribuindo cartazes pela cidade. "Visitamos todos os batalhões da PM da cidade e falamos com o comandante de cada um deles. Agora que o corpo da minha irmã foi encontrado, queremos agradecer todos os policiais que se empenharam no caso", diz Ana Paula.