Um vídeo de câmeras de segurança flagrou o momento em que Matheus Martines Gaidos, um brasileiro de 27 anos que trabalhava como entregador de flores em Oakland, nos Estados Unidos, foi morto após elogiar um cachorro. O tutor do animal, aparentemente, ficou incomodado com o elogio e atirou contra o jovem. A vítima residia nos EUA há cinco anos. (Assista o vídeo abaixo)
Na ocasião, ele estava fazendo sua última entrega do dia em um edifício no bairro Koreatown, quando um casal passou com seu cachorro, e o brasileiro elogiou o animal, chamando-o de "bom cachorro". De acordo com relatos da família fornecidos à emissora KTVU, o tutor do animal de estimação não apreciou o elogio e iniciou uma discussão.
Durante o incidente, Matheus estava ao telefone com um amigo brasileiro, que ouviu a discussão se desenrolar. O amigo relatou que ouviu Gaidos elogiando o cachorro e, em seguida, ocorreu uma confusão. Nas imagens capturadas, é possível observar Matheus jogando as flores no agressor, que prontamente sacou uma arma e disparou contra o brasileiro.
Embora tenha recebido atendimento médico, o jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu. Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) não emitiu nenhuma declaração oficial sobre o caso. Após tomarem conhecimento da morte de seu filho, os pais de Gaidos viajaram do Brasil para a região da Bay Area na sexta-feira passada. Eles descreveram o ocorrido como um ato "cruel".
Apesar de estar nos EUA há cinco anos, ele tinha planos de retornar ao Brasil em dois meses.
ASSISTA O VÍDEO!