Avião cai em praia da cidade de Ubatuba (SP) e deixa um morto e sete feridos

A Prefeitura confirmou o acidente, e imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a aeronave destruída

Avião cai em praia da cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um avião de pequeno porte caiu em uma praia de Ubatuba, no litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9/1). A Prefeitura da cidade confirmou que a aeronave saiu da pista e foi em direção ao mar. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a aeronave destruída e uma grande quantidade de fumaça. 

A Prefeitura informou que o acidente aéreo resultou em uma morte, além de sete feridos. Até o momento, foram confirmadas 8 vítimas, sendo 5 na aeronave (3 adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate. O óbito confirmado foi do piloto.

As vítimas são:

  • O piloto, que morreu após ser retirado do avião;
  • Quatro ocupantes do avião - um casal de adultos e duas crianças, levados para o hospital com vida;
  • Três pessoas que estavam em uma pista de skate na orla da praia.

Imagem: Reprodução/X/@igorktr

O Corpo de Bombeiros retirou o piloto das ferragens do avião. . A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.

“A Secretaria de Segurança, bombeiros e Polícia Militar já estão no local, isolando e fazendo a retirada das vítimas”, disse a prefeitura, em nota. 

O acidente aconteceu na praia de Itaguá, próxima ao aeroporto da cidade. 

O QUE DISSE OS BOMBEIROS

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acidente foi causado por uma excursão de pista, situação em que a aeronave sai da superfície da pista durante o pouso ou decolagem. Isso pode ocorrer de duas formas: por "veer off" (saída lateral) ou "overrun" (final da pista).  

SOBRE A AERONAVE

A aeronave, de matrícula PR-GFS e modelo 525, foi fabricada em 2008 pela Cessna Aircraft e tem capacidade para sete passageiros. Conforme o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade considerada "normal".

Imagem: Reprodução/X

NOTA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o caso. Na ação inicial, são empregadas técnicas específicas para coleta e análise de dados, preservação de evidências e verificação preliminar dos danos na aeronave.

NOTA DA REDE VOA

A Rede VOA confirma o acidente com a Aeronave prefixo PR GFS - modelo Cessna Citation 525 CJ1 - nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária. 

A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.

Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações.

Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES