Um avião utilizado para o transporte de drogas pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi apreendido nesta quarta-feira (8), em São Paulo. A apreensão foi resultado de uma investigação que desvendou uma série de crimes atribuídos a membros da facção, incluindo lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e falsidade ideológica.
O avião de modelo Bandeirante Embraer EMD-110, prefixo PTO-CW, avaliado em cerca de R$ 5 milhões, foi apreendido em um pátio no Campo de Marte, em Santana, Zona Norte da capital paulista.
certificado suspenso
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave está registrada em nome de Pablito Baena Castilho e vinculada à Bimava Táxi Aéreo. No entanto, o certificado de aeronavegabilidade estava suspenso devido a pendências judiciais.
tráfico de drogas
A apreensão ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital. Segundo a investigação, a aeronave era utilizada para o tráfico de drogas e pertence a uma empresa de fachada ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
A Polícia Civil de São Paulo agora busca localizar outros dois aviões que também estariam a serviço do PCC. As investigações, iniciadas em abril de 2023, estão sendo conduzidas pelo 30º Distrito Policial (Tatuapé).