Na madrugada desta sexta-feira (4), um casal foi detido em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, ao ser flagrado transportando 28 pistolas de várias nacionalidades em um carro alugado. A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A filha de apenas 4 anos do casal estava presente no momento da prisão.
A operação da PRF resultou na apreensão de 28 armas, incluindo 10 da Argentina, sendo uma delas pertencente à polícia de Buenos Aires. As outras armas eram de diferentes países, totalizando:
- 10 argentinas;
- 3 brasileiras;
- 2 turcas;
- 2 eslovenas;
- 2 tchecas;
- 2 austríacas;
- 1 croata;
- 1 americana;
- 1 italiana;
- 4 não identificadas.
Junto com as armas, foram encontrados 58 carregadores escondidos no veículo.
SUSPEITA
O casal, que declarou estar vindo de Foz do Iguaçu com destino a Balneário Camboriú, demonstrou nervosismo durante a abordagem. O homem afirmou que estava transportando as armas para saldar uma dívida com uma organização criminosa.
Após a detenção, ambos foram levados para a sede da Polícia Federal (PF), enquanto a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar. Os suspeitos enfrentam sérias acusações, incluindo porte e posse ilegal de arma de fogo, tráfico internacional de armas e corrupção de menor.
TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMAS
De acordo com o PRF André Filgueira, em reportagem do g1, a abordagem indicou tráfico internacional de armas, considerando a origem do veículo e a forma como as armas estavam escondidas. Desde o início de 2024, a PRF já apreendeu 180 armas, 1198 munições e 144 carregadores nas rodovias do Paraná.
"É uma série de elementos que indicam o tráfico internacional de armas, desde onde veio esse veículo, que foi uma região de fronteira, também o acondicionamento dentro do veículo, a forma como estavam ocultas, e a quantidade de material encontrado também”.