![Nicolau Waquim | Reprodução/Redes sociais](/uploads/imagens/2023/1/27/webp/empresario-e-preso-acusado-de-participar-do-assassinato-de-nicolau-waquim-461c7c6b-a51a-4090-a7b9-85fce9ca613c.jpg.webp)
O empresário Alberto Ribeiro Soares Filho foi preso, nesta sexta-feira (27), dentro de uma clínica de Teresina, acusado de envolvimento na morte do também empresário Nicolau Jorge Elias Waquim Terceiro. Nicolau Waquim foi executado a tiros dentro de casa, em Timon, no dia 18 de novembro de 2022. O pedido de prisão foi expedido pelo delegado Otávio Chaves, da Delegacia de Homicídios do município.
![Acusado e vítima eram sócios e amigos. Crédito: Reprodução/WhatsApp.](/uploads/imagens/2023/1/27/caso-nicolau-waquim-empresario-e-preso-suspeito-de-envolvimento-no-crime-148a4bca-e0b8-432d-ac7f-52af165312d4.jpg)
De acordo com informações preliminares, Alberto Ribeiro Soares Filho era sócio de Waquim Terceiro em negócios de mineração e um loteamento do município localizado no Maranhão, a 433 km da capital, São Luís. A Polícia Civil do Maranhão permanece em diligência sobre o assassinato de Waquim Terceiro.
Nicolau Jorge Elias Terceiro Waquim, foi assassinado a tiros em sua residência em Timon, no Maranhão, em novembro do ano passado.
A família acredita que o crime possa ter sido uma execução mandada. O empresário Nicolau Jorge Elias Terceiro Waquim era filho do promotor de justiça aposentado Nicolau Waquim, sobrinho do ex-deputado federal Sétimo Waquim e da deputada estadual e ex-prefeita de Timon, Professora Socorro Waquim.
Ele foi assassinado a tiros dentro de sua residência no bairro Parque São Francisco, em Timon. O crime foi registrado por volta de 01 hora da madrugada daquela noite. Não foram encontrados sinais de arrombamento na residência, e nenhum produto ou objeto foi subtraído do local.
Os disparos foram realizados de dentro para fora do imóvel, através de um basculante. Segundo apuração, pelo menos três tiros atingiram o empresário. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de Timon.