O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará a colisão entre dois T-27 Tucanos em Pirassununga (SP), na tarde de sexta-feira (1º). Um dos aviões caiu, mas o piloto se ejetou a tempo; o outro pousou em segurança. O acidente ocorreu durante um voo de treinamento da Academia da Força Aérea (AFA), localizada no município. Esse foi o segundo acidente com aeronave da FAB em nove dias.
O QUE ACONTECEU?
A queda ocorreu por volta das 12h30 em um canavial próximo à Estrada São Domingos. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as duas aeronaves T-27 Tucano, usadas para o treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante um voo de instrução. Uma das aeronaves pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para uma área desabitada.
A polícia isolou o local para que bombeiros e peritos militares retirassem equipamentos com potencial explosivo. Um centro de comando foi montado em um pesqueiro próximo, e o local ficará sob vigilância da AFA até a retirada dos destroços, prevista para sábado (2).
QUEM SÃO OS PILOTOS ENVOLVIDOS?
Segundo a Polícia Militar, o piloto do avião que caiu é um cadete do 4º ano da Academia da Força Aérea, identificado apenas como Figueiredo. Ele se ejetou, foi resgatado sem lesões aparentes e levado ao hospital da AFA, sendo posteriormente transferido para um hospital em Araras (SP) para uma tomografia por precaução. O piloto que pousou em segurança não teve ferimentos, e suas informações não foram divulgadas.
CAUSAS DO ACIDENTE AINDA DESCONHECIDAS
As causas do acidente ainda são desconhecidas. A FAB informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará a colisão e a queda das aeronaves. Uma equipe de Brasília seguirá para Pirassununga neste sábado (2). Veja abaixo o comunicado da FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas. A AFA confirmou a queda, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.