A Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelo crime de estupro de vulnerável no município de Bequimão, Região da Baixada Maranhense, a 435km de São Luís. A prisão, que foi executada na tarde da última quarta-feira (17), foi realizada por investigadores da Delegacia de Polícia de Bequimão, com apoio da Superintendência de Polícia Civil Interior (SPCI).
Segundo o que consta na investigação policial, o homem, é comerciante, teria praticado o crime por várias vezes contra uma menina de 10 anos de idade, no Povoado Cidade Nova. Ainda segundo a investigação, o crime ocorreu dentro da casa do acusado. Todas as vezes em que a menor ia ao comércio do investigado, ele a seduzia e a convencia a entrar dentro de sua residência, oportunidade em que chegou a tirar as suas vestes.
O caso foi denunciado no dia 17 de abril deste ano, gerando abertura de um inquérito policial que resultou no cumprimento de mandado de prisão. A vítima na época dos fatos foi submetida a exame de conjunção carnal e entregue aos seus familiares.
Denúncias de violência sexual contra crianças:
O número de denúncias de estupros, abusos, exploração e outras violências sexuais contra crianças e adolescentes cresceu 48% nos quatro primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, revelam dados inéditos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Entre janeiro de junho de 2023, o Disque 100 — canal de denúncias anônimas de casos de violações de direitos humanos— registrou 9.500 denúncias de crimes desse tipo, em comparação com 6.400 no primeiro quadrimestre de 2022. Em todo o ano passado, foram feitas 11 mil denúncias com esse perfil.
COMO DENUNCIAR:
- O Disque 100, canal de denúncia anônima do governo federal, funciona 24 horas, todos os dias da semana. Basta ligar gratuitamente para o número 100. Também é possível denunciar pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.
- A denúncia pode ser feita presencialmente em uma delegacia de polícia, de preferência uma delegacia de proteção à mulher ou de crianças e adolescentes, se houver na sua cidade.
- Os Conselhos Tutelares podem ser procurados para ajudar a tirar uma criança de uma situação de violência, ainda que seja uma suspeita.