Reduzir Normal Aumentar Imprimir A descoberta nesta terça-feira de um corpo em um carrinho de supermercado em uma das entradas do Morro dos Macacos, na Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, elevou para 25 o número de vítimas dos confrontos envolvendo a polícia e traficantes.
Os ataques aconteceram no sábado, quando traficantes tentaram invadir o Morro dos Macacos para assumir o controle da venda de drogas na região. Inicialmente, suspeitava-se que a ordem para a invasão e os ataques à Polícia Militar havia partido de presos da penitenciária de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Entretanto, em nota oficial, o Ministério da Justiça negou a suspeita.
Segundo a Polícia Militar, entre os mortos estão três atiradores de elite que estavam em um helicóptero que foi derrubado, três jovens assassinados por bandidos e 19 supostos traficantes. Os corpos de oito vítimas foram encontrados nos dois últimos dias em áreas de floresta próximas às favelas onde ocorrem os confrontos.
Pelo menos dois mil policiais participam desde sábado de operações para buscar em várias favelas traficantes de diferentes facções que teriam participado dos confrontos. Além dos 25 mortos, sete pessoas ficaram feridas, cinco delas policiais, e oito ônibus foram queimados.