O pequeno Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, morreu após ser baleado durante um confronto policial no Morro São Bento, em Santos, no Litoral de São Paulo, conforme divulgado nesta quarta-feira (6). A troca de tiros foi contra dois adolescentes, de 15 e 17 anos, em que o mais velho morreu e o outro foi socorrido sob escolta.
A mãe da criança, Beatriz da Silva Rosa, relatou que o menino estava brincando com outras crianças em frente à casa de uma prima quando foi atingido na barriga. Ele foi levado até a Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu.
Segundo o boletim de ocorrência, a ação aconteceu durante um patrulhamento de rotina da Polícia Militar (PM) por volta de 20h15 de terça-feira (5), no Morro São Bento, entre as ruas São Sérgio e São Fernando. Apesar do pequeno Ryan da Silva ter sido morto, essa informação não consta no BO do confronto.
Os dois suspeitos baleados foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Noroeste e para a Santa Casa de Santos. Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 17 anos, morreu. Enquanto o segundo adolescente, de 15 anos, permaneceu sob escolta logo após receber o tratamento médico na Santa Casa.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) lamentou a morte de Ryan. A pasta informou, ainda, que a Delegacia Seccional de Santos instaurou um inquérito para apurar os fatos e determinou a realização de perícia nas armas apreendidas e no local do confronto para esclarecer a origem do disparo que atingiu a criança.
O que aconteceu, segundo a polícia
Segundo o registro policial, três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) estavam pelo bairro quando viram que aproximadamente dez homens, sendo quatro em motocicletas. Os suspeitos fugiram ao notarem a equipe policial.
No BO, consta que o grupo correu até um ponto de tráfico de drogas e, por isso, os policiais precisaram desembarcar das viaturas para iniciarem as buscas. Em depoimento, os agentes contaram que se aproximaram dos suspeitos, que começaram a atirar. Os policiais revidaram e solicitaram apoio.
Outra equipe da PM chegou pela parte superior do morro e surpreendeu ao menos oito dos suspeitos, que voltaram a disparar contra os policiais. Foi nessa segunda troca de tiros que os dois adolescentes acabaram baleados.
De acordo com a corporação, os demais suspeitos conseguiram fugir pela área de mata. Os policiais conseguiram apreender três motocicletas, sendo que uma delas era furtada. Além disso, armas e um radiocomunicador também foram apreendidos.
o que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para o local da ocorrência, mas a criança baleada já tinha sido levada para a Santa Casa.
"As equipes do Samu socorreram dois homens baleados. Um deles foi levado para a UPA Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi levado para a Santa Casa", manifestou a Prefeitura de Santos.