Deslizamento de terra em cidade do Amazonas deixa criança desaparecida, diz secretário

Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Marinha estão em busca da criança desaparecida e investigando as causas do deslizamento.

Orla de comunidade desaba em Manacapuru, município localizado na região Metropolitana de Manaus, Capital do Amazonas | FOTO: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um deslizamento de terra causou a abertura de uma cratera na orla de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, que afetou parte do Porto da Terra Preta na tarde desta segunda-feira (7). Uma criança está desaparecida e sete pessoas foram resgatadas e levadas a uma unidade de saúde, conforme informações do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida.

O QUE ACONTECEU

Por volta das 16h25 (horário local), a Rede Amazônica recebeu confirmação do Corpo de Bombeiros sobre a morte de uma pessoa. O governo do Amazonas, por sua vez, anunciou que os bombeiros estão realizando um mapeamento da área em busca de "possíveis vítimas". Até o momento, foi confirmada a ausência de uma criança.

"Temos uma criança desaparecida. Pedimos à população de Manacapuru que, caso notem que algum parente está sumido ou suspeitem que possa estar na área do porto, compareçam à delegacia para registrar a ocorrência. Isso nos ajudará a conduzir o trabalho de maneira eficiente e a evitar o pânico na comunidade", destacou o secretário.

O governo estadual informou que uma nova equipe de bombeiros está sendo enviada ao município para reforçar as buscas, incluindo mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.

O coronel Menezes, do Corpo de Bombeiros, relatou que a criança desaparecida estava em uma estrutura flutuante com o pai e três irmãos no momento do desabamento. "O pai conseguiu salvar os outros três filhos, mas, infelizmente, não conseguiu retirar a criança. Acreditamos que ela possa estar soterrada, mas estamos esperançosos de que esteja em outro local seguro", afirmou o coronel.

As buscas pela criança seguirão até às 19h (horário local) desta segunda-feira (7). Caso não seja encontrada, os bombeiros retornarão ao local para reiniciar as buscas às 7h de terça-feira (8).

De acordo com o coronel Máximo, da Defesa Civil, ainda não é possível determinar se o deslizamento foi causado por um fenômeno natural, como o deslizamento de terras, que costuma ocorrer durante a estiagem na região amazônica. "Ainda é cedo para fazer essa afirmação. Parece que a área também foi sujeita a aterros, e estamos investigando para entender melhor as causas do ocorrido", informou.

cidade de Manacapuru

Manacapuru está situada a 68 quilômetros da capital e às margens do Rio Solimões. Neste ano, o rio apresentou níveis extremamente baixos devido à seca, com registros de 2,90 metros em 30 de setembro, o menor nível já observado na região.

Em nota, a Prefeitura de Manacapuru expressou pesar pelo incidente e informou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão atuando no local.

A Marinha do Brasil também divulgou que enviou recursos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Flotilha do Amazonas, além de um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais para oferecer suporte. A Marinha abrirá um inquérito para investigar as causas e circunstâncias do deslizamento




Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES