Dois homens identificados como Edvar Pereira Silva de 54 anos e José Itamar Mariano dos Santos, de 29 anos, chegaram a ser detidos acusados de obrigar uma criança de apenas 10 anos de idade, a ingerir bebida alcoólica na cidade de Castelo do Piauí, a cerca de 185 km de Teresina.
De acordo com delegado Renato Pinheiro, que investiga o caso, os dois homens chegaram a ficar algumas horas na Delegacia, mas foram liberados e inocentados. "Os policiais tomaram conhecimento após circulação de um vídeo e denúncias. A criança foi embriagada, chegou a passar mal, vomitando, inclusive. Horas depois, se recuperou e contou que ingeriu a bebida quando estava na residência do vizinho", informou.
O proprietário da casa, segundo o delegado, também foi levado para Delegacia. Os outros dois, que foram acusados precipitadamente, foram liberados. Para o delegado, a versão dada pela criança deveria ter sido investigada, já que os dois homens foram acusados injustamente.
A lei nº 13.106, de 17 de março de 2015, alterou a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e considerou como crime os atos de vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente, e prevê pena de detenção de dois a quatro anos, além de multa.