Um idoso de 85 anos foi preso em flagrante por estupro de vulnerável e exploração sexual de uma menina de 10 anos, no bairro Puraquequara, zona leste de Manaus. Ele foi preso durante uma operação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na tarde de quinta-feira (16).
De acordo com a titular da Depca, Joyce Coelho, moradores da região acionaram equipes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), que faziam ações no local, e denunciaram os crimes praticados pelo idoso.
Ainda segundo a delegada, o homem era vizinho da vítima e oferecia pequenas quantias em dinheiro a ela para cometer o crime. Segundo Joyce, a família estava em situação de pobreza extrema e o homem se aproveitava dessa situação.
“As equipes foram abordadas por pessoas que estavam revoltados com a situação e realizaram a denúncia. Na primeira abordagem, a criança confirmou os abusos e nós confirmamos também que o caso se trata de uma exploração sexual, porque ele realizou uma troca por dinheiro. Era uma situação corriqueira e ele se aproveitava da situação de extrema pobreza da família”, conta.
A polícia investiga, ainda, se existem outras vítimas do homem na região. Além ser preso em flagrante, ele foi indiciado por estupro de vulnerável e exploração sexual.
A criança foi encaminhada ao atendimento psicossocial da Depca. O homem passará por audiência de custódia e estará à disposição da Justiça.