O delegado Leonardo Alexandre, da Polícia Civil, requereu a Comarca de Esperantina, a cerca de 188 km de Teresina, o pedido de prisão preventiva contra Jailson de Sousa Xavier, acusado de assassinar o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Aristides de Carvalho, o “Tote Aristides". O crime aconteceu no domingo, dia 28 de agosto.
Após uma semana, a polícia ainda não conseguiu efetuar a prisão do criminoso que é conhecido pela cidade como ‘Chapéu’. Ele já tinha várias passagens pela polícia e matou o vereador no momento em que o mesmo estava tentando separar uma briga entre o acusado e sua esposa na rua Toni Ramos, bairro Caixa D’Água, em Esperantina.
Mais de 50 policiais militares e civis [esse número pode ser maior] empreenderam uma verdadeira caçada ao acusado que até o exato momento ainda não foi encontrado. Os policiais estão realizando buscas na zona urbana e rural do município, visando capturar o acusado.
O secretário estadual da Segurança Publica, Fábio Abreu, se deslocou para Esperantina, acompanhou o trabalho da policia e retornou para capital.