'Estol' pode ter causado queda de avião com 61 passageiros, afirmam especialistas

Informação sobre vítimas foi confirmada pela Prefeitura de Vinhedo. Aeronave turboélice seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP).

Informação sobre vítimas foi confirmada pela Prefeitura de Vinhedo. Aeronave turboélice seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). | FOTO: Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na tarde desta sexta-feira (9), um avião turboélice caiu no bairro Capela, em Vinhedo (SP), resultando em pelo menos 61 mortes. Especialistas indicam que a trajetória em espiral do ATR-72-500, da Passaredo, sugere a ocorrência de um estol - que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar. 

Leia Mais

O QUE É ESTOL?

O estol ocorre quando a asa perde toda a sustentação útil, resultando em uma queda abrupta do avião. Dependendo da altitude e das condições, pode ser possível recuperar a aeronave durante o voo. As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa, o órgão da Aeronáutica responsável pela investigação de acidentes aéreos.

“A gente vê nas imagens que o avião tem algum problema de controle, porque ele não conseguia mais se sustentar. Pela imagem, está em estol, ou seja, perdeu a sustentação. Ela precisa de uma velocidade mínima para que consiga manter a sua sustentação no ar”, disse Geraldo Portela, especialista em gerenciamento de risco e segurança, ao g1. 

Veja o momento da queda!

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES