![Joneuma Silva Neres | Reprodução](/uploads/imagens/2025/1/25/webp/ex-diretora-de-presidio-e-presa-por-auxiliar-fuga-de-16-detentos-na-bahia-aba560db-c45d-493e-a5cf-b132d08affd5.jpg.webp)
Joneuma Silva Neres, de 33 anos, ex-diretora do Presídio de Eunápolis, na Bahia, foi presa na noite desta quinta-feira (23) por suspeita de facilitar a fuga de 16 detentos em 12 de dezembro de 2024. A ação foi realizada pela Polícia Civil, que solicitou a prisão preventiva da investigada. As investigações apontaram ainda a ligação de Joneuma com uma organização criminosa que atua na região.
Ligação com organização criminosa
Segundo a Polícia Civil, Joneuma teria facilitado a ação de criminosos que invadiram o presídio e promoveram a fuga dos detentos. A prisão ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, próximo a uma agência bancária, por volta das 21h. Durante a abordagem, foram apreendidos com a ex-diretora aparelhos celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.
Após ser conduzida à delegacia, Joneuma foi submetida a exame pericial e será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A investigação segue em andamento para apurar o envolvimento da ex-diretora com a organização criminosa e os detalhes da fuga.
Relembre o caso
A fuga ocorreu após oito homens trocarem tiros com agentes de segurança do presídio. O objetivo do grupo era libertar o chefe de uma facção criminosa que atua em Eunápolis. Dos 16 foragidos, um morreu em troca de tiros com a polícia em 16 de janeiro, e os outros 15 continuam foragidos.
Diretores e coordenadores da unidade penal foram afastados, e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) determinou intervenção de 30 dias no local.
Para mais informações, acesse meionews.com