Família sobrevivente de avião em São Paulo é conhecida no agronegócio

Grupo recuperou voçoroca que assombrava o Brasil nos anos 2000, diz delegado. Acidente aconteceu na Praia do Cruzeiro; piloto morreu.

Os passageiros resgatados são o casal Mireylle Fries e Bruno Almeida Souza e duas crianças | Foto: Reprodução/g1
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A  família de Goiás que sobreviveu à explosão de um avião em Ubatuba (SP) é reconhecida por sua atuação no agronegócio e por projetos ambientais de destaque no Brasil. Segundo o delegado Luziano de Carvalho, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), a família desenvolveu iniciativas exemplares em Mineiros, no sudoeste de Goiás. 

O avião da família, que havia partido de Mineiros com destino ao litoral paulista, se acidentou na manhã de quinta-feira (9). Embora a família tenha sido hospitalizada em estado estável, o piloto Paulo Seguetto morreu no acidente. 

Avião cai em praia da cidade de Ubatuba, litoral de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes Sociais 

PROJETO NASCENTES

O delegado Luziano contou que iniciou o Projeto Nascentes na propriedade da família Fries em 2002. "Fui para lá para conhecer voçoroca Chitolina e também o trabalho que já teriam realizado, mas só tinha uma placa. O Milton Fries [patriarca da família] estava desesperado", contou o delegado. 

Voçoroca Chitolina recuperada pela família Fries, em 2003 e em 2019, em Goiás — Foto: Reprodução/Polícia Civil 

Luziano revelou que o produtor recebeu projetos de recuperação da área no valor de mais de R$ 35 milhões, que incluíam o soterramento da voçoroca com 50 mil caminhões de terra. O delegado afirmou que a família seguiu rigorosamente as orientações de um projeto realista elaborado pela Polícia Civil. 

No agronegócio, a família é considerada uma das mais influentes no sudoeste de Goiás. Além da produção de soja, seus membros têm várias empresas na região.

SOBRE O ACIDENTE

A explosão do avião dos Fries, importante família do agronegócio de Goiás, ocorreu na Praia do Cruzeiro. O avião saiu de Mineiros e tentou pousar em Ubatuba, mas as condições meteorológicas, com chuva e pista molhada, eram adversas. 

A causa do acidente ainda é desconhecida, mas dados indicam que o Cessna Citation precisaria de uma pista mais longa do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para um pouso seguro.  Além da família e do piloto que faleceu, uma pessoa que estava na orla ficou ferida. Veja quem são: 

  • O piloto Paulo Seguetto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
  • Mireylle Fries, o marido Bruno Almeida Souza e o os dois filhos do casal, moradores de Mineiros;
  • Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES