Um abrigo de gatos localizado na praça do bairro Mafuá, na zona Norte de Teresina, foi alvo de um incêndio na madrugada desta quarta-feira (18), em que parte dos animais, ainda filhotes, morreram queimados. O caso foi denunciado pela ativista Raíssa Protetora nas redes sociais.
Em entrevista ao Meionorte.com, o delegado Emir Maia, da Delegacia de proteção ao Meio Ambiente, explicou que tomou conhecimento do caso por volta das 11 horas e pediu que a protetora realizasse um Boletim de Ocorrência da situação. Segundo ele, foi solicitado a perícia no local e o resgate dos animais mortos, para serem examinados.
“Logo após a Raíssa entrar em contato, pedi que fosse registrado um boletim e os policiais fossem ao local. Acionei a perícia e o resgate dos animais mortos para serem periciados. A polícia está recolhendo os animais e já temos uma investigação preliminar em andamento. Em uma época começamos a investigar através de uma denúncia anônima, o desaparecimento de gatos e ficou comprovado que há um morador de rua que é o causador desse procedimento. Entretanto, como se trata de um morador de rua, não conseguimos localizá-lo e até porque não há testemunhas. Porém, ainda não há o indício de prova nenhuma (de envolvimento do suspeito). Foi determinado os exames dos animais e a abertura de procedimento para investigar a mortandade”, disse o delegado.
Nas redes sociais, a Raíssa Protetora compartilhou o vídeo em que mostra os animais mortos e fez um desabafo, destacando que não é a primeira vez que ocorre a situação.
Alertamos que as imagens a seguir possuem conteúdo sensível
“Esse tipo de coisa, infelizmente não é a primeira vez que acontece! Em 2018, fizeram o mesmo, em dezembro de 2020, eu mesma, com ajuda das amigas @raizateixeiraa e @gateirosthe, resgatamos muitos bichinhos lá, porque €afague@ram tantos outros…CADÊ O PODER PÚBLICO DESSA CIDADE? CADÊ OS POLÍTICOS QUE FECHAM OS OLHOS PARA A SITUAÇÃO DOS ANIMAIS QUE TANTO SOFREM NAS RUAS E NAS CASAS DE PESSOAS SEM ESCRÚPULOS?”, escreveu a ativista, que continua.
“Até quando vamos ficar 'enxugando gelo', sem que consigamos salvar a todos? Todos atolado em contas, com 100/200/300 animais dentro de suas casas, sem tem condições se quer de alimentar e medicar a todos! ESTAMOS ADOECENDO, POR NÃO DARMOS MAIS CONTA! É SÓ QUEM PAGA COM A PERDA DA SAÚDE, SOMOS NÓS! NINGUÉM ESTÁ NEM AI PRA GENTE OU PARA OS ANIMAIS! AINDA EXISTE QUEM PENSE QUE É NOSSA OBRIGAÇÃO!”, completa.
Além disso, a protetora relatou que uma outra pessoa que alimenta os gatos todos os dias no local informou que um homem que circula nas ruas recolheu uns 20 animais e os jogou nos trilhos do trem. “Não pude avisar isso a delegacia, mas vou entrar em contato com eles! As protetoras e pessoas que circulam no local em choque, muitos chorando e não é pra menos! Precisamos impedir que isso aconteça!!! Tanta crueldade, meu Deus, com seres que não tem culpa de existir!”, finaliza.