Golpe bilionário: Corretor de grãos e esposa viviam de luxo às custas de fraudes

Até o momento, 13 vítimas registraram boletins de ocorrência contra Vinícius, mas a polícia acredita que o número de pessoas lesadas seja muito maior

Vinicius Martini de Mello e a esposa Camila Rosa Mello estão desaparecidos depois de aplicar golpe | Reprodução/Redes Sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Vinicius Martini de Mello, um corretor de grãos natural do Rio Grande do Sul, alcançou a fortuna em poucos anos, mas agora é procurado pela polícia de Goiás por seu envolvimento em um golpe bilionário. Juntamente com outras cinco pessoas, Vinícius é suspeito de fraudar produtores rurais em Rio Verde, um município de grande importância no agronegócio brasileiro. O golpe teria causado um prejuízo estimado em R$ 19 bilhões ao estado de Goiás. O caso foi revelado no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (8).

Até o momento, 13 vítimas registraram boletins de ocorrência contra Vinícius, mas a polícia acredita que o número de pessoas lesadas seja muito maior, já que muitos produtores não formalizaram contratos de compra e venda, confiando apenas na palavra do corretor. Vinícius se mudou para Rio Verde nos anos 1990 e rapidamente conquistou a confiança dos agricultores locais devido à sua simpatia e habilidades de negociação. Ele intermediava a compra de produtos como soja, milho e algodão, sempre garantindo boas condições para os produtores, o que o tornou muito respeitado na região.

Casal está sendo procurado pela Polícia Civil após aplicar golpe. (Foto: Divulgação/Polícia Civil )

O agricultor Euclides Costenaro, que sempre fez bons negócios com Vinícius, ficou surpreso quando, em junho deste ano, o corretor e sua esposa, Camila Rosa Mello, desapareceram misteriosamente. A polícia suspeita que o casal tenha aplicado um golpe envolvendo pelo menos R$ 38 milhões. Costenaro, que nunca havia tido problemas com os negócios de Vinícius, ficou desconcertado com a situação e relatou que nunca houve dificuldades nas transações realizadas com o corretor.

Vítima relata golpe

Os irmãos Carlos e Paulo Ricardo Freitas também foram vítimas de Vinícius. Eles sempre confiaram nele para a negociação de grãos e tinham tido experiências bem-sucedidas até então. No entanto, após um acordo fechado em março deste ano, Vinícius não cumpriu o pagamento prometido, que deveria ter sido efetuado 90 dias depois. Paulo Ricardo expressou a frustração de depender daquele dinheiro para compromissos futuros e de ver o negócio desmoronar sem aviso.

Vinicius de Mello está desaparecido depois de aplicar golpes em vários clientes. (Foto: Reproduçao TV Globo)Carlos Freitas detalhou que, em uma das transações, Vinícius parecia estar agindo rapidamente, o que despertou desconfiança. Ele enviou caminhões grandes, com nove eixos, para retirar os produtos, o que foi incomum e chamou a atenção dos irmãos. “Ele foi lá no armazém e combinou comigo para embarcar em 30 dias, e ele embarcou muito rápido, achei até estranho”, contou Carlos.

“Sentimento de desespero”, afirmou Paulo Ricardo, referindo-se à angústia de ter contado com aquele dinheiro e agora enfrentar o impacto da fraude. Eles haviam planejado o uso do valor para cumprir com compromissos futuros, mas o golpe fez com que tudo desmoronasse, deixando-os sem a verba necessária. A polícia continua investigando o caso, e a busca por Vinícius e sua esposa permanece em andamento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES