No final da tarde desta segunda-feira (24/10), um homem identificado como Marcos Henrique Costa da Silva, mais conhecido por ‘marquinhos’, preso acusado de homicídio foi condenado a 16 anos e 6 meses de detenção pela morte do lavrador José Carvalho Neto, na cidade de Esperantina.
O julgamento de Marcos durou cerca de oito horas e foi realizado nas dependências do plenário da Câmara Municipal de Vereadores José Sales Dias, sendo presidido pelo juiz de Direito da Comarca de Joaquim Pires, Dr. Stefan Oliveira Ladislau.
A defesa do réu foi feita pelos representantes da Defensoria Pública do Estado do Piaui, Defensores: Jéferson Calume de Oliveira (Defensor da cidade de Água Branca) e Dra. Ana Carolina de Freitas Tapety Machado (Defensora de Esperantina). Já o representante do Ministério Público Estadual, o Promotor de Justiça, Dr. Raimundo Martins de Oliveira Junior, atuou na condição de Assistente de Acusação.
Marcos matou o lavrador no dia 25 de dezembro do ano de 2010 na localidade Barreiro dos Cocos, zona rural de Esperantina. O Promotor de Justiça, Dr. Raimundo Martins disse que a pena estabelecida pelo corpo de jurado foi a esperada.
Para o irmão da vitima, o lavrador, Francisco Rodrigues Carvalho, conhecido como, Chico Simplicio de 55 anos, o resultado não vai conseguir trazer de volta o seu irmão, mas, segundo ele foi bastante justo. “Espero que ele pague tudo que cometeu contra o meu irmão na prisão”, disse o lavrador.