Houve falha no equipamento? Comandante de elite morre em salto de paraquedas

O ocorrido gerou perplexidade entre colegas de Moura, que era conhecido por sua vasta experiência no manuseio de paraquedas.

Coronel Daniel de Oliveira tentou acionar o paraquedas reserva, mas não deu certo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O coronel Daniel Moura Sales de Oliveira, comandante do Batalhão de Apoio às Operações Especiais do Exército, morreu nesta terça-feira (8) durante um salto de paraquedas enquanto cumpria suas funções nas Forças Armadas. De acordo com informações de fontes militares, o equipamento apresentou falhas e não abriu corretamente, resultando em um acidente fatal.

“Parece que houve uma pane no paraquedas principal. Ele acionou o paraquedas reserva, mas o principal, que não estava completamente aberto, não foi ejetado, possivelmente devido a uma falha no material ou por ele não ter conseguido ejetá-lo. Como resultado, os dois paraquedas se enroscaram, e o comandante desceu diretamente, sem a devida sustentação”, explicou um militar à coluna.

O Exército já iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias que levaram ao acidente. O ocorrido gerou perplexidade entre colegas de Moura, que era conhecido por sua vasta experiência no manuseio de paraquedas.

O coronel assumiu o comando do Batalhão de Apoio às Operações Especiais, localizado em Goiânia, em dezembro de 2022, em uma cerimônia realizada no “Pátio Thaumaturgo Sotero Vaz”. Moura ingressou nas Forças Armadas em 1995 e recebia um salário mensal de R$ 28 mil.

Soldado morto

Além desse caso, o Exército também está investigando a morte do soldado Igor Gabriel Lopes, ocorrido em Natal, no Rio Grande do Norte.

Em 4 de setembro de 2024, Igor, que servia no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado, passou mal durante um treinamento físico militar. A equipe médica da unidade prestou os primeiros socorros e o transportou para o Hospital da Guarnição de Natal, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva. Apesar dos esforços médicos, o soldado veio a óbito por volta das 23h30. O Exército declarou que está oferecendo toda a assistência necessária à família de Igor e tomando as medidas administrativas cabíveis em relação ao caso.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES