Preso por suspeita de abusar de duas irmãs de 5 e 10 anos, um idoso de 85 anos negou ter cometido o crime, mas afirmou que as vítimas frequentavam a casa dele, no bairro São Simão, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo com a delegada Daniela Maidel, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, da Criança e do Idoso, de Várzea Grande, que efetuou a prisão do suspeito nesta terça-feira (13), o idoso disse em depoimento que dava comida às crianças por pena e não em troca de manter relações sexuais com elas.
"Ele [suspeito] disse que só ajudava as crianças dando comida porque são muito pobres", pontuou a delegada. No entanto, segundo Daniela Maidel, as meninas contaram que sofreram abusos na casa do idoso. ?Elas confirmaram com a linguagem própria de criança que sofriam abusos?, complementou. Ela afirma que não se sabe ao certo desde quando o crime vinha ocorrendo, já que as crianças ?não têm muita noção de tempo?.
Após prestar depoimento, o suspeito foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá, antigo presídio do Carumbé. Além dele, a mãe e o padrasto das crianças também foram presos por estupro de vulnerável e exploração sexual de vulnerável, pois, de acordo com a delegada, eles deixavam as vítimas sozinhas em casa e também mandavam que fossem até a casa do idoso. As meninas e outros três irmãos, de dois, três e sete anos, foram encontrados sujos e em extrema situação de pobreza e com fome. O casal é usuário de drogas.
Conforme a delegada, as investigações comprovaram que o casal orientava as crianças a irem até a residência do idoso. Elas chegavam a dormir no local. A criança de 10 anos, inclusive, era apontada na escola como a namorada dele, porque constantemente dormia na casa do suspeito. Os irmãos estão abrigados no Lar da Criança e já recebem cuidados médicos.
As cinco crianças são filhas da mulher de 25 anos e dois são dela e do atual marido, que também foi preso. Em depoimento, o casal alegou inocência e negou que deixava as crianças dormir na casa do idoso. "Ele confessaram que mandavam as crianças pedirem comida", disse a delegada Ana Paula Faria, que também atua no caso. Nenhum dos dois possui emprego fixo. O suspeito de 42 anos também foi conduzido para o presídio do Carumbé e a mulher para a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá.
A polícia vai continuar investigando se as outras três crianças também foram vítimas de abuso sexual.