Dezenas de pessoas protestaram entre a noite de ontem e a madrugada de hoje do lado de fora da cerimônia religiosa e da festa de casamento da neta de Jacob Barata, empresário do ramo de transportes no Rio de Janeiro. O custo das tarifas de ônibus foi o estopim para manifestações em várias cidades do Brasil, inclusive no Rio de Janeiro, em junho deste ano. O protesto seguiu pacífico até que um dos manifestantes foi atingido por um cinzeiro, que teria sido arremessado por um dos convidados da festa, de acordo com a Polícia Militar.
O protesto começou em frente à Igreja do Carmo, no centro da cidade, onde ocorreu a cerimônia de casamento. Após o término da celebração, os manifestantes foram para o Hotel Copacabana Palace, na zona sul, onde aconteceu a festa. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro e levou pontos na cabeça.
Segundo a polícia, depois da agressão alguns manifestantes se exaltaram e começaram a apedrejar o hotel onde acontecia o casamento. Por isso, o Batalhão de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para "conter o tumulto generalizado e evitar que pessoas fossem feridas", segundo nota divulgada na manhã de hoje pela assessoria de imprensa da PM.