A Polícia Federal (PF) realizou na manhã deste domingo (24) uma operação para prender mandantes do assassinato de Marielle Franco. A vereadora e o motorista Anderson Gomes, foram mortos em março de 2018. Nesta ação serão cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, no Rio de Janeiro.
Foram presos:
Domingos Brazão, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado;
Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ) e vereador à época do crime;
e Rivaldo Barbosa, ex-chefe de Polícia Civil do Rio que comandou, por um período, as investigações.
Leia MaisOutros alvos: Entre os alvos estão o delegado Giniton Lages, que era o titular da Delegacia de Homicídios na época do atentado e um de seus principais subordinados.
Mandantes: Ronnie Lessa, que está detido desde 2019, apontou os mandantes e indicou a motivação do crime ao aceitar o acordo de colaboração com a Polícia Federal. Segundo ele, os mandantes fazem parte de um grupo político influente no Rio.
Investigação e operação: A operação foi antecipada para evitar vazamento das informações e surpreender os 3 suspeitos.
Lula e Janja ligaram para mãe e irmã de Marielle: De acordo com a Ministra Anielle Franco, o presidente Lula e a primeira-dama Janja, ligaram para ela e para a mãe de Marielle no início da manhã de hoje, logo após a confirmação das prisões. Para ela, a ação do presidente demonstra a diferença em um governo democrático, a informação foi divulgada pelo G1.
Esclarecimentos: A Polícia Federal ainda pode fazer novas convocações para falar esclarecer coisas que não estão claras na investigação. Isso pode incluir os presos, pessoas que testemunharam ou informantes.
Próximas etapas: Os três vão falar primeiro com a Polícia Federal no Rio hoje. Depois, serão levados para Brasília no mesmo e vão ficar presos lá em uma penitenciária federal. Logo em seguida haverá uma separação, onde um ficará em Brasília, outro será levado para Campo Grande e outro para Porto Velho. O direcionamento dos presos para presídios diferentes faz parte de uma estratégia de segurança.
Carregue maisVeja Também{{#news_items}} {{/news_items}}