O miliciano Leandro Xavier da Silva, de 28 anos, conhecido popularmente como “Playboy da Curicica”, morreu após ser baleado durante um confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (29). Ele chegou a ser preso após ser atingido, porém não resistiu e veio a óbito no início da tarde.
De acordo com a polícia, “Playboy da Curicica” era apontado como um dos principais responsáveis pela guerra na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Duas pistolas com a numeração raspada foram apreendidas após o confronto entre o criminoso e os policiais. Além dele, um segurança também foi baleado e veio a óbito no hospital.
Conforme as informações, Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil fizeram a prisão de Leandro Xavier na comunidade, a qual é dominada por uma facção de traficantes que costuma fazer alianças com milicianos.
“Playboy da Curicica” já tinha sido preso pela Draco no ano de 2022. O criminoso tinha forte atuação nos bairros de Curicica, Terreirão, Rio das Pedras e Muzema. De acordo com as investigações, ele tinha um forte vínculo com Luís Antônio da Silva Braga, o “Zinho” - chefe da maior milícia do RJ e que assumiu a chefia da milícia após a morte do irmão, Ecko, em junho de 2021.
Ainda segundo informações da polícia, Levando Xavier havia se afastado de Zinho e se aliado a um dos chefes de traficantes de uma facção criminosa que atua na Maré. Edmilson Marques de Oliveira, popularmente conhecido como Homem de Ferro, é considerado o principal aliado de “Playboy da Curicica” na Maré.