Mulher é presa por racismo antes de embarcar em voo em MG: 'Macaco, preto, cretino, babaca'

Luana era passageira de um voo para Natal (RN), previsto para decolar às 13h30, mas foi impedida de embarcar após um tumulto

Suspeita de injúria racial em aeroporto de Minas Gerais | Reprodução/ TV Globo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma mulher, identificada como Luana Otoni de Paula, de 39 anos, foi presa no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, suspeita de injúria racial e lesão corporal contra um gerente operacional da companhia aérea Azul na tarde deste domingo (23). A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a mulher deu entrada no Presídio de Vespasiano nesta segunda-feira (24).

EMBARQUE EM VOO

Luana era passageira de um voo para Natal (RN), previsto para decolar às 13h30, mas foi impedida de embarcar após um tumulto. Ao apresentar seu cartão de embarque, ela caiu no chão antes de chegar à aeronave. Um funcionário da Azul a socorreu e relatou que ela apresentava sintomas de embriaguez.

O gerente operacional da companhia perguntou se Luana precisava de atendimento médico e, seguindo os protocolos de segurança aérea, solicitou que ela se retirasse do avião, explicando que seria realocada em outro voo. Segundo o boletim de ocorrência (BO), Luana tentou agredir o gerente e o insultou com termos racistas como; macaco, preto, babaca além de chutá-lo e socá-lo.

 Luana Otoni de Paula, de 39 anos após ser ouvida pela polícia (Foto: TV Globo)

Outro funcionário tentou conter a mulher, mas também foi alvo de xingamentos. A Polícia Federal (PF) foi acionada, deu voz de prisão a Luana e a conduziu até a base da Polícia Militar (PM). Durante a abordagem, ela também ofendeu verbalmente os agentes federais com termos depreciativos.

O QUE DISSE A MULHER? 

Em sua defesa, Luana afirmou à PM que apenas obedeceu ao funcionário da Azul e que teria tropeçado ao entrar na aeronave. Alegou que se exaltou por motivos profissionais e que foi presa enquanto aguardava uma refeição em um restaurante. A Polícia Civil informou que Luana foi levada para a delegacia em Vespasiano, na Grande BH.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES