No primeiro semestre deste ano, o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no estado de São Paulo chegou a 296, segundo levantamento do Ministério Público de São Paulo. Esse número representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 154 mortes.
Soma
Em fevereiro deste ano, foram contabilizadas 73 mortes, mais do que o triplo das 24 mortes registradas no mesmo mês do ano passado. Uma das explicações para esse aumento está relacionada às operações policiais na Baixada Santista, especialmente a Operação Escudo e a Operação Verão, que foram alvo de críticas devido à violência policial.
Denúncia
Nesta semana, a Justiça aceitou a denúncia contra dois policiais militares envolvidos na Operação Escudo. Eles são acusados de executar uma pessoa em julho do ano passado na Baixada Santista. A operação teve uma segunda fase no início deste ano, seguida pela Operação Verão. Os policiais, agora réus, teriam executado uma pessoa imobilizada, alterado a cena do crime e apagado imagens de câmeras no local.
O que diz a SSP
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que as mortes ocorrem quando os criminosos reagem de forma violenta e que todos os casos são investigados pela corregedoria, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. (Fonte: Agência Brasil)