Atualizado às 13h41
Na manhã desta quarta-feira (04/12), a Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), deflagrou a ‘Operação Apocalipse’, que tem como objetivo cumprir 37 mandados de prisão preventiva, temporária e 26 de busca e apreensão visando o combate a duas organizações criminosas voltadas para o roubo, furto, receptação e adulteração de veículos na capital piauiense.
Em entrevista coletiva realizada no inicio da tarde desta quarta-feira (04), a Polinter informou que os presos na Operação Apocalipse vendia veículos roubados por valores entre R$ 500 a R$1.000. Os veículos eram comercializados através de aplicativo como a OLX e Facebook.
Segundo informações, as motocicletas alvos da quadrilha eram modelos Broz e Fan.
Entre os presos estão Josimar Vieira da Silva e nove membros de sua família.
Confira a lista dos nomes dos presos durante a operação:
1.Aiderlan Silva
2. Rayssa Mieri
3. Iago Vinício
4. Samara Araújo Moura
5. Francisco Gleydson
6. William Bonner
7. Carlos Gustavo, vulgo Carneirinho
8. Juninho
9. José Roberto
10. Renne Nóbrega de Queiroz Campelo
11. Ermerson de Sousa Ribeiro
12. Jucinaldo Alves
13. Pinguim
14. Valdenilson Lima
15. Jorge Luis de Sousa da Silva
16. Lucas Borges de Almeida
17. José de Jesus Conceição Sousa
18. Lucas da Silva, vulgo Nego Lucas
19. Lucileide de Sena Alencar
20. Francinete Vieira da Silva, vulgo Preta
21. Cássio Vieira da Silva
22. Thallison Breno, vulgo Maguim
23. Franck Júnior
24. Maria da Paixão
25. Francisco Vieira da Silva Filho, vulgo Rene
26. Josimar Vieira da Silva
27. Francílio da Silva
28. Edvaldo Pereira da Silva
29. Jorsiley de Deus Barros
30. Nelson de Lima Vieira
31. Diego Borges
32. César Lopes da Cruz
33. Francisco da Costa Veloso, vulgo Hugo Napoleão (proprietário de uma revendedora de veículos no município de Hugo Napoleão)
34. Josep Machado da Ponte Netto
35. Jheimison Alencar Moraes
36.José Cláudio Resplandes
37. Welyton Resplandes Cardoso
De acordo com informações da Secretaria de Segurança, em meados de 2018 iniciou-se uma investigação para desarticular grupos criminosos organizados voltados para a prática habitual de crimes envolvendo veículos, visto que o número de roubos e furtos de motos e carros vinha aumentando em Teresina.
A partir das investigações, percebeu-se dois grupos de criminosos com inúmeros integrantes, que em dado momento se comunicaram, voltados, organizadamente, para furto, roubo, receptação e adulteração de veículos.
Para combater essa criminalidade organizada, a Polinter realiza a operação direcionada para prender membros desses dois grupos, que são responsáveis pelo furto, roubo, receptação e adulteração de inúmeros veículos neste mais de um ano e meio de investigação.
Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados pela Polinter e deferidos pelo juiz da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, Dr. Luiz de Henrique Moreira Rego, após parecer favorável do Ministério Público, 37 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão, cumpridos por mais de 100 policiais, dentre policiais da própria Polinter e de Policiais Civis de diversos distritos de Teresina e Metropolitana, além de equipes da DEPRE, DRCI, DHPP, bem como pelas delegacias de Esperantina, Água Branca, Pedreiras-MA e SEJUS.
O nome Apocalipse refere-se ao “fim dos tempos”, expressando a determinação da Polinter de dar fim a criminalidade organizada que contribui, e muito, para a ocorrência de crimes de furto e roubo de motocicletas, desarticulando um esquema articulado de receptação, adulteração e venda de veículos.