A operação Dinheiro Fácil, deflagrada em conjunto pelas polícias do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, prendeu pelo menos 26 pessoas - 18 delas no Estado do Rio. A ação na capital fluminense foi coordenada pela 12ª DP (Copacabana) com o objetivo de desarticular uma quadrilha de estelionatários. Segundo a assessoria da Polícia Civil, os suspeitos anunciavam falsos empréstimos em jornais, lesando milhares de pessoas nos últimos meses. O prejuízo com os golpes aplicados é estimado em cerca de R$ 1 milhão.
De acordo com a polícia, a vítima, geralmente endividada, era atraída por meio de anúncios em jornais e sites. Depois disso, era obrigada a pagar uma taxa para receber um empréstimo em conta, simulado pelos falsários. A vítima do golpe percebia a armação ao verificar que nenhum depósito tinha sido feito em sua agência.
No Rio de Janeiro, 32 mandados de prisão foram emitidos. Cerca de 220 policiais da capital, Baixada Fluminense e interior do Estado participam da operação. Vários veículos também foram apreendidos durante a ação policial.