Pelo menos três secretarias do Governo do Tocantins estão sendo investigadas por supostos crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa. São elas: Turismo, Esporte e Juventudes, e Cultura. Nesta quinta-feira (17), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas Pastas.
ONDE OCORREU A OPERAÇÃO?
- Palmas
- Paraíso
- Aparecida do Rio Negro
- Goiânia (GO)
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?
Foram percebidas diversas inconsistências, apontando indícios de que vários eventos estavam sendo utilizados para desvio de recursos públicos, segundo o g1/TO.
A investigação constatou ainda diversos vínculos financeiros entre os investigados, evidenciando desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, por meio de entidades sem fins lucrativos. Uma das empresas investigadas firmou diversos termos de colaboração com o governo entre os anos de 2015 a 2018. Nesse período a empresa recebeu mais de R$ 12 milhões. Desse valor, R$ 9.866.000,00 seriam de repasses do governo.
O QUE DIZ O GOVERNO DO TOCANTINS?
Em nota, a Secretaria da Comunicação informo que a investigação se refere ao período de 2015 a 2019, portanto em gestões anteriores. Afirmou ainda que as secretarias da Cultura, do Turismo e dos Esportes e Juventude estão colaborando e vão cumprir imediatamente as determinações judiciais de suspensão de contratos e pagamentos.
Mauro Carlesse e Marcelo Miranda, que estiveram à frente do governo no período citado, se manifestaram. Confira abaixo:
A defesa do ex-governador Mauro Carlesse afirmou que ele "está absolutamente tranquilo e espera que essa investigação seja ampla e que possa levar as informações para a população sobre os gastos com eventos, shows e estruturas e tornar público, quem ou quais pessoas, no período investigado de 2011 a 2024, se aproveitou dos recursos do erário para obter vantagens pessoais", disse.
O ex-governador Marcelo Miranda afirmou que durante sua gestão sempre prezou pela transparência e pela clareza em todas as ações e decisões do governo. "Reafirmo que estou absolutamente tranquilo em relação a qualquer apuração e me coloco à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários. Confio no trabalho das autoridades e espero que os fatos sejam apurados de maneira justa e correta", afirmou.
Confira a nota do Governo do Tocantins
Sobre a operação policial realizada nesta quinta-feira, 17, cabe esclarecer conforme a decisão judicial, se refere a contratos no período de 2015 a 2019, portanto em gestões anteriores.
As secretarias da Cultura, do Turismo e dos Esportes e Juventude estão colaborando com as investigações vão cumprir imediatamente as determinações judiciais de suspensão de contratos e pagamentos que eventualmente estejam em vigor com as empresas envolvidas.
Salientamos que nenhum servidor público ou secretário da atual gestão é alvo da investigação.