Após perícia cadavérica realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, o resultado do laudo confirmou que o cadáver da jovem Shakira dos Santos, de 20 anos, encontrado por populares fora do túmulo, no último dia 29 de abril, no Cemitério Municipal de Pindaré-Mirim, a 255 km de São Luís, foi abusado sexualmente.
A polícia continua com as investigações e esse material do exame genético será utilizado para que a polícia consiga chegar até a pessoa que cometeu o crime de necrofilia, que é o uso do cadáver com a finalidade sexual. Ainda não há suspeitos identificados pelo crime,
Vilipêndio à Cadáver
O vilipêndio de cadáveres é considerado crime contra o respeito aos mortos, previsto no artigo 212 do Código Penal Brasileiro. O ato de vilipendiar cadáveres ou suas cinzas, pode ser punido entre um a três anos de reclusão e pagamento de multa. Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940.
RELEMBRE O CASO:
Familiares de Shakira dos Santos, uma jovem de 20 anos que foi sepultada em Pindaré-Mirim, localizada a cerca de 260 km de São Luís, fizeram um protesto em busca de justiça e providências na última terça-feira (2), depois que seu túmulo foi violado. O corpo de Shakira foi encontrado sem roupas e com sinais de abuso sexual fora do túmulo no último sábado (29).
A polícia enfrenta desafios devido à falta de segurança no Cemitério Municipal de Pindaré-Mirim, que não conta com vigias ou segurança para monitorar a área. O cemitério possui muros baixos e o portão é aberto, com vigilância limitada apenas ao horário diurno. A polícia está ouvindo pessoas próximas de Shakira e procurando imagens de câmeras de segurança na região, mas poucos locais na cidade possuem videomonitoramento.
Segundo a Polícia Civil, há indícios de necrofilia, e o corpo de Shakira foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em São Luís para ser periciado.