PF cumpre mandados de busca e apreensão por invasão à conta de Janja no X

O inquérito foi iniciado pela PF para investigar o ataque hacker que ocorreu na noite de segunda-feira (11).

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em Minas Gerais | Estadão Conteúdo
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Polícia Federal (PF) realizou quatro mandados de busca e apreensão relacionados à invasão da conta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, na rede social X, antigo Twitter. Os mandados, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram executados em Minas Gerais.

O inquérito foi iniciado pela PF para investigar o ataque hacker que ocorreu na noite de segunda-feira (11), resultando em publicações ofensivas e pornográficas no perfil de Janja. A PF, em conjunto com a Advocacia-Geral da União, busca esclarecer o caso, que será vinculado a uma investigação anterior sobre ataques cibernéticos contra mulheres ligadas ao governo federal ou ao parlamento. 

Em pronunciamento no Instagram, a primeira-dama denunciou os ataques misóginos e violentos. “Na noite de ontem, os ataques de ódio e o desrespeito que eu sofro diariamente chegaram a outro patamar. Minha conta no X foi hackeada e, por minutos intermináveis, foram publicadas mensagens misóginas e violentas contra mim. Posts machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei”, escreveu.

Segundo publicação da CNN, a AGU notificou o X para congelar a conta de Janja durante as investigações. A CNN tentou entrar em contato com o X, mas não obteve sucesso.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES