A Polícia Federal deflarou na manhã desta segunda-feira (26), uma nova fase da Operação Zelotes. Durante a operação, o lobista Alexandre Paes dos Santos foi preso. Os agentes devem cumprir cinco mandados de prisão preventiva, 18 mandados de busca e apreensão e nove de condução coercitiva. A operação é feita nos estados de São Paulo, Piauí, Maranhão e no Distrito Federal.
Os policiais federais estão cumprido um mandado de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e um de prisão preventiva no Piauí.
A Operação Zelotes investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. Segundo a PF, esta nova etapa da operação investiga um consórcio de empresas que, além de manipular julgamentos dentro do Carf, negociava incentivos fiscais a favor de empresas do setor de automóveis.
O esquema investigado, consiste em pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal. Os envolvidos nas ações criminosas podem responder por tráfico de influência e extorsão.