PF faz buscas contra desembargador suspeito de vender sentenças em MT

Em agosto, desembargadores foram afastados das funções no Tribunal de Justiça, por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais.

PF faz buscas contra desembargador suspeito de vender sentenças em MT | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Federal iniciou uma operação sobre um esquema de venda de sentenças na Justiça de Mato Grosso. Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a um desembargador investigado. A ação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF. Até a última atualização, a PF não havia divulgado os alvos da operação. 

Venda de sentenças no MT

Em agosto, os desembargadores, Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foram afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) por suspeita de envolvimento em vendas de decisões judiciais. Em 26 de novembro, durante a Operação Sisamnes, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos dois em Cuiabá e prendeu o lobista Andreson Gonçalves, acusado de ser intermediário nas vendas. 

A operação investiga crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e vazamento de informações sigilosas. Os desembargadores afastados estão sendo monitorados por tornozeleiras eletrônicas, tiveram passaportes apreendidos e bens bloqueados. O TJMT afirmou estar ciente do caso e à disposição para colaborar com as investigações.

INVESTIGAÇÕES

As investigações começaram quando o CNJ descobriu que os desembargadores recebiam vantagens financeiras do advogado Roberto Zampieri, morto em dezembro, para julgar recursos conforme seus interesses. O grupo solicitava dinheiro para beneficiar partes de processos e emitia decisões favoráveis. A PF também investiga o vazamento de informações sigilosas, incluindo detalhes de operações policiais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES