
A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira 18 homens suspeitos de liderar uma quadrilha de contrabando de cigarros do Paraguai ao Brasil. Dezessete foram presos em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre os dois países, e um foi preso em Belém (PA). A investigação foi feita pela Operação Dupla Face, realizada com o apoio da Receita Federal.
A PF também fez buscas, determinadas por mandados judiciais, nos municípios paranaenses de Santa Terezinha de Itaipu e Medianeira, além de Belém. As investigações sobre a quadrilha começaram há mais de um ano.
Quadrilha usava batedores para evitar policiais
De acordo com a apuração da PF, o grupo utilizava veículos como "batedores", que seguiam à frente dos caminhões que transportavam o contrabando. Eles informavam sobre pontos de fiscalização na BR-277, rodovia pela qual as cargas eram direcionadas para todo o Brasil. Faziam parte da quadrilha servidores públicos e pessoas que trabalhavam na rodovia.
Ao longo das investigações, 35 pessoas foram presas em flagrante - a maioria motoristas e batedores. A PF também apreendeu R$ 30 milhões em mercadorias durante a apuração, além de 26 veículos - a maioria carretas e caminhões carregados com cigarros.