A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com apoio do 4º Distrito Policial, recuperou, na tarde de quinta-feira (11), uma carga de aproximadamente R$ 35 mil de uma empresa da zona sul de Teresina.
A empresa vítima realizou algumas vendas a “cliente” que na verdade estava usando “cartões clonados” (cartões de crédito de terceiros) como meio de pagamento. Após já ter fechado algumas vendas e ter inclusive despachado parte da mercadoria, o proprietário da loja desconfiou das compras e acionou a Polícia Civil.
Com o trabalho investigativo foi imediatamente identificado que o suposto cliente se encontrava fora do estado e contratava fretes avulsos para receber a mercadoria produto do crime. As equipes da DRCI e 4º DP conseguiram, em ação conjunta, localizar e apreender, no centro da capital, a mercadoria que já havia sido despachada no dia anterior, fazendo a restituição ao legítimo proprietário.
Segundo o Delegado Anchieta Nery, Delegado Titular da DRCI, “os comerciantes que possuem lojas físicas devem ter bastante atenção com vendas feitas à distância. E muito cuidado ao usar a opção de pagamento por meio de link com cartão de crédito, pois as bandeiras creditam o prejuízo da fraude ao lojista. Uma compra que foge do padrão regular da empresa deve acender um alarme.”
A ocorrência foi conduzida para a DRCI que seguirá com a investigação para identificar os envolvidos nessa associação criminosa que pratica estelionato por meio do uso de cartões de crédito.