Uma mulher foi presa no sábado (08/12) suspeita de abandonar a própria filha de 1 ano no meio da rua, em Duque de Caxias. Na delegacia, horas depois, Luana Beatriz Francisco disse que a menina tinha sido sequestrada – mas acabou presa por abandono de incapaz.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que uma mulher larga a criança na Rua Taquari, na Vila Leopoldina, pela manhã. Confrontada com o registro, Luana disse que a seqüestradora “era muito parecida”. Para a polícia, é Luana quem aparece no vídeo.
Um motorista passou pela rua logo depois do abandono. “O momento foi muito emocionante. Estava começando a chover, e uma criança assim, de 1 ano e meio de braços abertos e sozinha ali naquela rua...”, lembra.
Ele buscou ajuda na casa em frente. “Dei água, um biscoitinho, tudo ela dividia”, diz a autônoma Débora Silva dos Santos.
Débora e vizinhos postaram mensagens nas redes sociais, pedindo ajuda. Logo tiveram a ideia de checar a câmera de segurança. As imagens mostram uma mulher tranquilamente carregando a criança. Depois, ela aparece voltando, sem a menina, e começa a correr.
Mais de duas horas depois do momento em que as imagens foram gravadas, Luana postou uma mensagem dizendo que a filha teria sido sequestrada por um casal perto da estação de Parada de Lucas.
“Pelo vídeo, dá pra ver nitidamente que é ela, e também os parentes reconheceram, de imediato, que seria ela no vídeo, e estão indignados com essa situação”, afirma o delegado Victor Barbosa, da 59ª DP.
A avó vai pedir a guarda da menina, depois de um reencontro emocionado com a neta na porta da delegacia. “Agora vai ficar comigo, eu não desgrudo mais dela!”, disse.