A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da 14ª DP (Gama), desmantelou uma rede criminosa de estelionato e deteve um indivíduo conhecido como João Evangelista. Ele se fazia passar por pastor evangélico e é acusado de ter cometido fraudes em pelo menos 16 ocasiões contra várias vítimas. A operação, denominada Falso Profeta, foi realizada nesta terça-feira (25/6).
Segundo as investigações, João usava diversos métodos para ludibriar suas vítimas, envolvendo-se principalmente em transações fraudulentas envolvendo veículos e terrenos, além de praticar fraudes sentimentais. Em certos casos, ele manipulava emocionalmente mulheres, criando a ilusão de um relacionamento para obter ganhos financeiros.
Utilizando sua identidade falsa de pastor, ele explorava a credibilidade e a confiança associadas ao cargo para reduzir a vigilância das vítimas, facilitando assim a consumação dos golpes. Para a PCDF, os crimes revelam um alto nível de planejamento e execução, o que tornava difícil para as vítimas perceberem o golpe a tempo de evitar prejuízos. Estima-se que em seu último golpe, ele tenha lucrado fraudulentamente cerca de R$ 150 mil.