Os policiais militares envolvidos na morte de Cândido Constâncio Filho, de 41 anos, vítima de uma bala perdida durante uma abordagem policial na noite da última terça-feira (28), na Santa Maria da Codipi, compareceram na manhã desta quinta-feira (30) na Corregedoria da Polícia Militar do Piauí. O cabo André dos Santos e o Soldado Giderlan Pereira da Silva, foram convocados para prestar esclarecimentos sobre a ação.
Em entrevista ao Meionorte.com, o Comandante Geral da PM-PI, Cel. Lindomar Castilho, explicou que a ocorrência foi de algo corriqueiro, relacionado a roubo. No entanto, acabou tendo um desfecho trágico. Os oficiais foram apresentados na 9ª Vara da Justiça Criminal, onde tiveram suas prisões decretadas pelo promotor Assuero Stevenson, que acompanha o caso.
“Os policiais naquele momento certamente esqueceram a melhor técnica do policial militar e o desfecho já foi aquele anunciado. Os policias se apresentaram na corregedoria, depois de terem se evadido do local. Eles já estão presos e estão no presídio militar logo após terem sido ouvidos na corregedoria. Eles já estavam com a prisão decretada”, explicou Lindomar Castilho. As armas foram entregues para a perícia.
Para a defesa dos militares, o cabo André dos Santos e o Soldado Gilderlan Pereira agiram dentro do procedimento legal da ocorrência. Porém, ainda não se sabe de qual arma o disparo foi efetuado, que acabou atingindo a cabeça da vítima. Um inquérito foi aberto para apurar o fato.
“Quando o soldado Gildelan se abaixa para algemá-lo, ele (suspeito) tenta puxar a arma do Gilderlan, trava luta corporal, o derruba e dispara contra a guarnição. O cabo efetuou um disparo e ele não sabe quantos disparos o fez. Havia também um outro policial militar, que também pertence ao 13° Batalhão que chegou no momento da abordagem e comunicou este fato a eles, de que estava a procura de uma Pop 100 branca com duas pessoas que estavam praticando assalto”, relatou o advogado Marcos Vinicius Brito.
Vídeo mostra o momento da ação policial
Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o exato momento em que Cândido Constâncio Filho, de 41 anos, foi morto com um tiro na cabeça na noite da última terça-feira, 28 de setembro, na Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.
Nas imagens, é possível ver a vítima encostada na frente do comércio que trabalhava junto com cerca de nove pessoas, entre elas crianças, quando eles se assustam com o disparo e o funcionário é atingido, vindo a óbito no local. O criminoso passa correndo e dois policiais correm atrás.
Algumas pessoas se abaixam próximo ao esgoto e outras conseguem entrar no comércio para fugir dos disparos. Logo em seguida, os moradores percebem que Cândido foi atingido e entram em desespero, pedindo ajuda dos próprios policiais que observam a cena, depois saem do local.
Veja: