O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro Carlos Alberto de Andrade Souza e os inspetores Luís Carlos de Castro Gandra, Ivanildo Ribeiro de Souza e Pedro da Silva Gonçalves foram condenados a seis anos de prisão e perda de cargo público pela Justiça fluminense pelo crime de extorsão qualificada. Além deles, um advogado foi condenado pelo crime de corrupção ativa. A condenação ocorreu na terça-feira (8), mas a informação foi divulgada nesta sexta-feira.
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), eles extorquiam diversos comerciantes das cidades de Italva e Cardoso Moreira, no norte do Estado. Eles estão presos preventivamente desde 23 de julho de 2012.
Segundo o MP, o advogado intermediava as negociações e arrecadava os valores extorquidos das vítimas, além de prestar ?orientação jurídica? às vítimas para que cedessem às exigências dos policiais.
Esta é a primeira condenação recebida pelo grupo, que ainda responde em mais quatro processos à acusações de formação de quadrilha armada e extorsão qualificada.