Nesta terça-feira (01), equipes do BOPE, Força Tática do 15º batalhão de Polícia Militar de Campo Maior e os GPMs dos municípios de São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí e Buriti doas Montes, realizaram a prisão do último suspeito de integrar uma quadrilha de assalto a bancos que trocou tiros com a polícia no útimo dia 25. Joaby Maciel Albuquerque foi capturado na cidade de Buriti dos Montes.
De acordo com informações repassadas pelo tenente-coronel John Feitosa, da Polícia Militar, Joaby Maciel estava usando o nome falso de Diego Santana da Conceição. Ele é o último suspeito de integrar a quadrilha que se encontrava na mata. O mesmo é foragido do sistema prisional de Petrolina, no Pernambuco, por roubo a banco e sequestro.
Ainda segundo o tenente-coronel, no início do ano o mesmo foi preso em Petrolina por fazer parte de uma quadrilha que assaltou o Banco do Brasil da cidade de Castro Altos, no estado da Bahia.
Ao todo, conforme a polícia, cinco suspeitos foram presos suspeitos de integrarem a quadrilha de assaltos a bancos. A maioria dos integrantes são do estado de Pernambuco e fazem parte do grupo conhecido como “Novo Cangaço”.
Segundo as investigações, cada um deles tinha como objetivo levar pelo menos R$ 1 milhão para o estado de origem.
Entenda o caso
Um grupo fortemente armado invadiu o município de Castelo do Piauí e trocou tiros com a polícia no dia 25. A troca de tiros teve início ainda no dia 24 em Campo Maior, quando uma caminhonete S10 suspeita foi abordada pela polícia. Na ocasião, um homem identificado como Tarcísio Barbosa Fônseca, que dirigia o carro, foi preso em posse de uma arma. Ele delatou o nome dos demais parceiros que conseguiram fugir pela mata.
A polícia, de imediato, iniciou perseguição. Policiais e bandidos trocaram tiros, com confronto na altura da cidade de Castelo do Piauí.
A polícia conseguiu recuperar duas armas de fogo, um Fúzil 556 e um espingarda cal. 12, além de munições. Uma pessoa não identificada, foi mantida refém pelos bandidos e obrigada a viajar de Castelo para Juazeiro sob a mira dos assaltantes.
Outros dois integrantes da quadrilha, identificados como Claudenor Morais de Lima, José Romildo Fonseca foram presos por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no momento em que transitavam pela BR-343.
Ontem (30), os policiais fizeram a captura de Francisco Graciano de Lima, de 26 anos, acusado de ser integrado do grupo que pretendia assaltar bancos e carros fortes na cidade de Campo Maior e região.