A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de um carregamento com 15,80 metros cúbicos de madeira ilegal. A ação ocorreu nessa última terça-feira (02), na BR 343, no município de Piripiri, distante 157 quilômetros de Teresina.
De acordo com a PRF, os policiais realizavam fiscalizações de rotina na região quando abordaram o condutor do caminhão, um homem de 56 anos que não teve a identidade revelada. Ao fazerem as verificações, foi constatado que a documentação apresentada pelo motorista continha indícios de falsificação e que a carga de madeira estava desacompanhada de documentos fiscais e ambientais.
Ao ser perguntado sobre o carregamento, o condutor declarou que teria assumido a direção do veículo no estado da Bahia e que recebeu o carregamento em Caraúbas do Piauí. O destino final da madeira seria a cidade de Santo Antônio de Jesus (BA).
A PRF informou ainda que o condutor identificou o proprietário da madeira e que a empresa emissora da nota fiscal e da documentação ambiental já havia sido envolvida em procedimentos criminais da PRF, acobertando o transporte de madeira ilegal.
O carregamento de madeira e o veículo foram encaminhados ao IBAMA para os procedimentos cabíveis. O motorista deverá comparecer a um audiência judicial em Piripiri e a empresa também responderá por crime ambiental.