Por volta de 19h30, de quarta-feira (10/04), um homem de 41 anos foi autuado por agentes da Polícia Rodoviária Federal do Piauí, acusado de portar, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. O caso ocorreu no Km 207, na rodovia BR-316, em Valença do Piauí.
O homem conduzia um veículo modelo Volvo de placa do Espírito Santo e portava 75 comprimidos do medicamento Nobésio Extra Forte. Esse medicamento é utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, comumente conhecido como "rebite", de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.
O veículo transportava uma carga de peixe tendo como origem a cidade de Belém/PA e destino a cidade de Salvador/BA.
O condutor informou que havia adquirido as cartelas do medicamento na cidade de Belém/PA no dia 8 de abril desse ano e já teria consumido 15 comprimidos, porém não informou a identificação de quem teria vendido a droga. Foi verificado também que, conforme análise do disco cronotacógrafo do veículo, o condutor não tinha respeitado os tempos de direção e descanso estabelecido em lei.
Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 e a ocorrência encaminhada ao Juizado Especial Criminal na comarca de Valença do Piauí para os procedimentos cabíveis.