A Polícia Rodoviária Federal promoveu durante o feriado do Dia do Piauí uma operação com reforço concentrado no policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes fatais e de criminalidade, conforme dados estatísticos consolidados pela instituição.
A operação teve início de 00h do dia 19 de outubro às 24h do dia 21 de outubro. Durante a ação ocorreu a OTETRAN (Operação Temática de Trânsito) da qual participaram, além da PRF, contando com polícias especialistas no tema, oriundos de cinco estados da federação, teve a participação da PM-PI e da STRANS.
No total ocorrem 9 acidentes, sendo um sem vítimas, seis com feridos, dois acidentes com mortos e cinco acidentes graves com mortos ou feridos gravemente. Desses acidentes, 31 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram.
No feriado anterior, da operação Nossa Senhora Aparecida 1.122 veículos e 1.190 pessoas foram fiscalizados, 441 testes de alcoolemia foram realizados e 5 pessoas foram detidas em diferentes crimes. A PRF registrou 623 autuações sendo 12 por alcoolemia, 53 por capacete, 112 por ultrapassagens irregulares e 499 por excesso de velocidade.