Réu num processo no qual é acusado dos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, Israel de Souza da Silva, o Rael ou Shaik, de 19 anos, conseguiu fugir no último dia 9 do fórum, no Centro do Rio, durante uma audiência. O jovem estava foragido desde dezembro do ano passado, quando sua prisão foi decretada pela Justiça, mas resolveu aparecer na primeira sessão do caso, mesmo tendo um mandado de prisão preventiva contra ele para ser cumprido. Após conversar com a defensora pública que o representa, Rael pediu para ir ao banheiro e não voltou mais.
?O acusado Israel informou que iria ao banheiro e evadiu-se", registrou a juíza Maria Tereza Donatti, da 29ª Vara Criminal da Capital, em despacho sobre a audiência. Segundo testemunhas do processo que estavam no fórum para serem ouvidas, Rael foi ao banheiro sozinho, sem o acompanhamento de qualquer pessoa que pudesse evitar sua fuga, e saiu pela escada de emergência do prédio, carregando uma criança no colo. Ao perceberem a que o réu tinha escapado, os policiais militares do Tribunal de Justiça (TJ) ainda tentaram correr para capturá-lo, mas já era tarde.
A juíza Maria Izabel Pieranti informou, pela assessoria de imprensa do TJ, que no dia da audiência Israel se apresentou espontaneamente, e entendeu que sua prisão não era necessária, uma vez que havia possibilidade de ele se beneficiar com uma medida cautelar menos grave. Ainda segundo a magistrada, naquele momento, como Rael estava se apresentando, acabou ficando sem algemas.
Após o episódio, Israel volta a ser considerado foragido. De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual, o jovem era responsável, entre outras funções, pelo abastecimento de algumas bocas de fumo do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, bem como pela venda das drogas na comunidade.
Numa das filmagens feitas durante as investigações do caso e que são provas do processo, Israel aparece de bermuda listrada e camiseta cinza, com um saco azul nas mãos. De acordo com as investigações, havia drogas na sacola carregada por ele.
Além de Israel, estão foragidos Diogo dos Santos Barbosa, Brulaine Silva dos Santos, e Fabio Santos de Lima. Outros sete réus no processo estão presos. Um deles já estava atrás das grades, ? e de lá comandava o tráfico ?, e outros seis foram capturados em dezembro do ano passado, quando foi deflagrada uma operação do MP com a UPP do Prazeres. As investigações do caso foram feitas em conjunto entre os dois órgãos.
Após a audiência do dia 9, a juíza Maria Tereza Donati resolveu desmembrar o processo para Israel, Fábio, Diogo e Brulaine, réus que estão foragidos.
A sessão na qual Israel conseguiu fugir começou às 14h10 e terminou às 16h30. Uma nova audiência do processo foi marcada pela magistrada para o dia 18 do mês que vem, às 14h. Na ocasião, será ouvida a presidente da associação de moradores do Prazeres, além de outras testemunhas que serão intimadas.
O site entrou em contato com a assessoria de imprensa da Defensoria Pública Estadual, mas até o fechamento desta edição não foi dado nenhum posicionamento do caso.