O secretário de Saúde da cidade de Canela (RS), Leandro Gralha da Silva, que também é interventor do Hospital de Caridade do município, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (9) durante a 11ª fase da Operação Caritas, por supostas irregularidades envolvendo o poder público, segundo a Polícia Civil.
As investigações envolvem supostos desvios de patrimônio do Hospital de Caridade, favorecimento no atendimento hospitalar (encaminhamento de amigos, familiares e conhecidos políticos à ala privada de convênios, mas registrando como se fosse na ala pública) e má gestão da instituição.
Ainda segundo a Polícia Civil, os crimes investigados são peculatos, ameaça, favorecimento, falsificação de documento, entre outros. Os fatos sob apuração são relativos aos últimos dois anos.
Vinte e quatro policiais civis participaram da ação, em que foram cumpridas diversas medidas judiciais nas cidades de Canela e Taquara, entre mandados de busca e apreensão, quebras de sigilos bancários e prisão preventiva.
A Operação Caritas iniciou-se em abril de 2021, quando se apurava a prática de desvio de materiais de construção do hospital para uma propriedade particular. A partir de então, segundo a Polícia Civil, foi detectada uma organização criminosa estabelecida em parte do poder público do município para o desvio de verbas, fraudes em contratos e enriquecimento ilícito de agentes políticos e servidores.